DIVULGUE SUA MARCA!

DIVULGUE SUA MARCA!
WHATSAPP (43) 9 9979-8834

quinta-feira, 27 de março de 2014

UPS Cidadania e IMM oferecerão educação para a paz

Primeira atividade deve acontecer ainda no primeiro semestre e formará agentes multiplicadores
-Michelle de Geus
A parceria entre o Instituto Mundo Melhor, a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU) e o Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG) irá oferecer educação para paz para os integrantes do Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania (UPS Cidadania).

A primeira ação acontecerá ainda no primeiro semestre de 2014. As 13 unidades UPS Cidadania serão convidadas a participar de uma conscientização sobre educação para paz com a intenção de formar agentes multiplicadores. De acordo com Maria Gorete Brotti, coordenadora adjunta do UPS Cidadania, a iniciativa é de extrema importância. “A proposta vem ao encontro dos objetivos da SEJU que é trabalhar em função da paz e levar esse tipo de capacitação para comunidades que já vivem a violência no seu dia a dia”, argumenta. Ela destaca a tríplice parceria. “A UEPG, ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), é umas das que mais desenvolvem projetos junto às UPS. Sabemos que nosso propósito só será alcançado com o auxílio de instituições parceiras e lideranças comunitárias”, afirma.

No segundo semestre, professores de escolas estaduais localizadas na região de abrangência das UPS Cidadania também terão formação em educação para a paz. Serão ofertadas 100 vagas e os docentes terão as atividades certificadas pela UEPG. O curso de 40 horas é desenvolvido em plataforma virtual e propostas-piloto, encontros presenciais, relato final de experiência e avaliação através da vivência do projeto

De acordo com o coordenador do NEP/UEPG, Nei Alberto Salles Filho, será trabalhado um público diferenciado. “Vamos atingir comunidades onde os alunos do Ensino Médio, muitas vezes, estão em situação de risco social. As escolas estão inseridas num contexto de violência e os professores não estão preparados para atender essa demanda”, afirma.

As UPS Cidadania foram instaladas com incidência de tráfico de drogas e que registram altos índices de homicídios. O objetivo das ações é garantir os direitos sociais, proporcionar qualidade ambiental e promover a cidadania. A maioria das 13 unidades está instalada em Curitiba, mas o programa está sendo gradativamente ampliado para outras cidades paranaenses. Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) e coordenadores do Programa UPS Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postado não representam a opinião deste Blog